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A HERESIA ENTRE OS SANTOS
A.W. TOZER
A heresia consiste não tanto em rejeitar, mas em selecionar. O
herético simplesmente seleciona as partes das Escrituras que
pretende enfatizar e deixa de lado o resto. A etimologia da palavra
heresia mostra isso, e também a prática do herético prova o fato.
Certo escritor do século XIV alertou os seus leitores no prefácio de
um livro:
“Cuidado para não adotar alguma coisa de que você gosta, deixando
outra de lado, pois é isso que o herético faz. Mas considere tanto
uma coisa como a outra.”
O velho escriba sabia muito bem como somos propensos a adotar as
partes da verdade que nos agradam e a desconsiderar as outras
partes. E isso é heresia.
Quase todo tipo de seita que conhecemos pratica essa arte de
selecionar e desconsiderar. As seitas que afirmam não existir
inferno, por exemplo, normalmente enfatizam tudo na Bíblia que
parece apoiar a posição delas e subestimam ou explicam a seu modo
todas as passagens que tratam do castigo eterno.
Mas faremos bem se dermos uma boa olhada naquilo que nós mesmos
fazemos. A tendência para a heresia não está restrita às seitas. Por
natureza, todos nós somos heréticos. Nós que nos consideramos
doutrinariamente ortodoxos talvez na prática sejamos heréticos de
alguma forma. Podemos inconscientemente escolher e dar especial
atenção aos textos bíblicos que nos confortam e encorajam e passar
por cima dos textos que nos repreendem e alertam. É tão fácil cair
nessa armadilha que talvez estejamos nela mesmo sem saber.
Considere por exemplo, uma Bíblia sublinhada. Pode ser uma
experiência esclarecedora espiar uma delas às vezes e ver como o
dono grifou quase apenas as passagens que o consolam ou que apoiam
os seus pontos de vista doutrinários.
Em geral, gostamos dos versículos que nos tranquilizam e nos
esquivamos daqueles que nos perturbam.
Sem dúvida, Deus nos acompanha até onde pode nessa forma deficiente
e unilateral de tratar as Sagradas Escrituras, mas ele não pode
agradar-se dessa nossa maneira de agir. Nosso Pai Celestial se
agrada de ver-nos desenvolver e crescer espiritualmente. Ele não
deseja que vivamos com uma dieta unicamente de coisas doces.
Ele nos dá Isaías 41 para nosso encorajamento, mas também nos dá
Mateus 23 e o livro de Judas, e espera que leiamos isso tudo. O
capítulo oito de Romanos é uma das passagens mais encorajadoras de
toda a Bíblia, e a sua aceitação por parte de todos é bem merecida;
mas nós precisamos também da Segunda Epístola de Pedro, e não
deveríamos deixar de lê-la. Quando lemos as epístolas de Paulo, não
devemos parar nas seções doutrinárias, mas precisamos avençar, lendo
as saudáveis exortações que vêm depois e meditando nelas. Não
devemos parar em Romanos 11; o resto da epístola também é importante
e, se queremos tratar nossa alma corretamente, temos de dar-lhe a
mesma atenção que demos aos primeiros dez capítulos.
Em suma, a saúde da nossa alma requer que consideremos a Bíblia toda
como ela é e permitamos que ela faça a sua obra em nós.
Não podemos ser seletivos com algo tão importante como a Palavra de
Deus e nosso próprio futuro eterno.
Fonte: Biblicamente Falando
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